Dra. Débora Szklarz

Dra. Débora Szklarz


Debora Szklarz

Formada em Medicina pela Faculdade Souza Marques. Neurologista pela Universidade Federal Fluminense, atuante em medicina do Sono, título de especialista pela Academia Brasileira de Neurologia, neurologista do Hospital São Vicente de Paulo e médica atuante no Programa Estadual de Transplantes (PET).

Sobre o EEG

O eletroencefalograma é um exame que permite o registro gráfico das correntes elétricas que são emitidas pelo cérebro, utilizando-se eletrodos colocados em posições estratégicas na superfície do couro cabeludo, quando realizado em consultório. Este é um exame não invasivo, simples, prático e indolor, que tem sua duração definida pelo médico que o solicita.

Qual o objetivo do exame?

Ele é realizado principalmente na investigação de um possível quadro de epilepsia, tanto para seu diagnóstico quanto para a classificação do tipo de epilepsia. Ele também ajuda na avaliação de coma, morte cerebral, encefalopatias, demências, intoxicações, tumores e até mesmo para admissão de novos funcionários em suas empresas.

Quais os cuidados para o dia da realização deste exame?

  • Não suspender a medicação de uso prévio
  • Se alimentar normalmente
  • Não usar produtos químicos no cabelo (inclusive condicionador e sprays), lavando a cabeça com shampoo comum ou sabão neutro
  • Tentar relaxar ao máximo já que é importante conseguirmos registrar momentos de vigília e também de sonolência e sono
  • Seguir as orientações de seu médico quanto a privação de sono na noite anterior